Ouço, recebo, leio, vejo, vivo e compartilho: Textos bíblicos, vídeos, mensagens, testemunhos, reflexões e estudos de vários autores, e muito mais da Palavra de Deus, para a minha e para a sua edificação espiritual...



sexta-feira, 1 de julho de 2011

A natureza de Deus



Existem elementos na natureza que não são percebidos pelos cincos sentidos do corpo humano e há outros que só são captados parcialmente. Por exemplo, as luzes de cor ultravioleta e infravermelho não são visíveis aos nossos olhos. Existem sons de freqüência tão alta ou tão baixa, que nossos ouvidos não conseguem ouvi-los. É como se tudo isso, aparentemente, não existisse.
Podemos citar ainda o ar, que não pode ser visto mas pode ser sentido quando está em movimento no vento ou na respiração. Não vemos o oxigênio, mas dependemos dele para viver. Entretanto, nem tudo no ar é bom. Existem alguns gazes que, além de invisíveis, não possuem nenhum cheiro e, apesar disso, são mortais quando inalados.
Pensando nesses exemplos, podemos relacioná-los com o mundo espiritual, que não pode ser visto, mas pode ser sentido algumas vezes. A palavra "espírito" significa "vento" ou "sopro". Isto não quer dizer que o espírito seja composto de ar, mas que a realidade espiritual é invisível, porém real e presente na vida humana.
A Bíblia diz que "Deus é Espírito" (João 4.24). Em princípio, ele não pode ser captado pelos sentidos humanos. Se quisermos apalpá-lo, não o encontraremos (At. 18.27). Um dos astronautas que foram à lua voltou dizendo: "Não vi Deus". Ele não pode ser encontrado através de esforços humanos. Entretanto, para nosso alívio, o próprio Deus decidiu se revelar. A natureza é o primeiro meio que Deus usa para testemunhar da sua existência (Sal. 19.1 Rom. 1.18-20). Em segundo lugar, Deus falou e fala através dos profetas (Heb. 1.1). Em terceiro lugar, Deus nos fala através da Bíblia (II Tm. 3.16 Heb. 4.12). Em quarto lugar, Deus falou pessoalmente à humanidade através de Jesus Cristo. Em quinto lugar, Deus fala aos cristãos através do Espírito Santo.
Estes são os meios pelos quais todos podem conhecer a Deus. Precisamos conhecê-lo cada vez mais. Para isso, devemos estudar a Bíblia, receber a Cristo como salvador e pedir que ele nos encha com o Espírito Santo. Este é o único caminho para uma espiritualidade sadia.

Prof. Anísio Renato de Andrade


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre esta postagem.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...