Ouço, recebo, leio, vejo, vivo e compartilho: Textos bíblicos, vídeos, mensagens, testemunhos, reflexões e estudos de vários autores, e muito mais da Palavra de Deus, para a minha e para a sua edificação espiritual...



terça-feira, 12 de julho de 2011

BIOGRAFIAS - WILLIAM CAREY



Filho de Edmundo e Elizabeth Carey, William carey nasceu em uma humilde cabana em agosto de 1761, na pequena vila de Paulerspury, em Northampshire, na Inglaterra. Em Piddington, aos 14 anos, William aprendeu o ofício de sapateiro.
Apesar de nascer em um lar anglicano, sua primeira identificação com a fé genuina, foi através de seu companheiro de trabalho, John Warr, filho de um desertor da Igreja Estatal. Em 1779, aos 18 anos, nasceu de novo, quando ainda estava identificado com a igreja oficial da Inglaterra, e uniu-se a uma pequena igreja batista. Logo começou a se preparar para pregar. Saturou-se de conhecimentos, tornando-se poliglota, dominando o latim, o grego, o hebraico, o italiano, frances e holandes, além de diversas ciências. Assim, aos poucos, entendeu que o mundo era bem maior do que as Ilhas Britânicas e sentiu, como todo crente verdadeiro deve sentir, a perdição de uma humanidade sem um Salvador.
Em junho de 1781, casou-se com a jovem Dorothy Placket, da qual teve cinco filhos. No ano de 1775, foi atingido pelo avivamento trazido pelas mensagens de Jhon Wesley e George Whitefield. Apesar de ter sido batizado quando criança, William Carey sentiu a necessidade de confessar sua fé publicamente. Sendo assim, foi batizado nas águas no dia 5 de outubro de 1783, pelo pastor John Ryland. Em 1787, foi consagrado e começou a pregar sobre a necessidade missionária no mundo, e não só na Inglaterra. Como os membros de sua congregação eram pobres, Carey precisou continuar trabalhando para ganhar seu sustento.
Seus Primeiros Desafios
 
Na sua pequena oficina pendurou um mapa mundi feito por ele mesmo. Neste mapa, incluíra todas as informações disponíveis a respeito dos países ali mostrados: população, flora, fauna, características dos povos nativos etc. Enquanto trabalhava, olhava para ele, orava, sonhava e agia. Foi assim que sentiu mais e mais o chamado de Deus em sua vida. A denominação a que Carey pertencia achava-se em grande decadência espiritual. Quando quis introduzir o assunto missões numa reunião de ministros, foi repreendido pelo venerável presidente John Ryland, que lhe disse: “Jovem, assente-se. Quando Deus resolver converter os pagãos, fa-lo-á  sem a sua e a minha ajuda.” Mas Carey continuou a sua campanha pró missões estrangeiras, e tomando o versículo 2 de Isaias 54, pregava sobre o tema: “Esperai grandes coisas de Deus; praticai proezas para Deus.”
Sua Chamada
 
O resultado foi que um grupo de doze pastores batistas, reunidos na casa do irmão Wallis, formou a Sociedade Missionária Batista, no dia 2 de outubro de 1792. Carey se ofereceu para ser o primeiro missionário. Através do testemunho do Dr. Thomas, um médico e missionário que trabalhou por vários anos em Bengali, na India, William Carey recebeu a confirmação de sua chamada, no dia 10 de janeiro de 1793.Apesar da ceteza de sua chamada, sua esposa recusou-se a deixar a Inglaterra, o que causou muito sofrimeto a Carey. Foi decidido, no entanto, que seu filho mais velho, Felix, o acompanharia à India.Mas outro problema parecia sem solução: a proibição da entrada de qualquer missionário na India. Sob tais circunstâncias era inútil pedir licença de entrada, mas mesmo assim decidiram embarcar sem o documento, no dia 4 de abril de 1793. Na Ilha de Wight, onde trocariam de navio para dar prosseguimento à viagem, o comandante recusou-se a levá-los sem a permissão necessária. Em lágrimas, William Carey viu o navio partir e ele ficar. Sua jornada missionária para a India parecia terminar ali, porém Deus tinha todas as coisas sob seu controle.Ao regressar a Londres, a Sociedade Missionária conseguiu angariar o dinheiro necessário e comprar as passagens em um navio dinamarques. Uma vez mais, Carey rogou à esposa que o acompanhasse. Ela persistia na recusa e ao despedir-se pela segunda vez ouviu do marido: “Se eu possuisse o mundo inteiro, daria alegremente tudo pelo privilégio de levar-te e a nossos filhos comigo; mas o sentido do meu dever sobrepuja todas as outras considerações. Não posso voltar para trás sem incorrer em culpa a minha alma.”Ao se preparar para partir, um dos amigos que iria viajar com Carey, Dr. Thomas, voltou e conversou com Dorothy. Milagrosamente ela decidiu acompanhar o marido. Assim carey compreendeu a razão de não ter conseguido seguir na primeira tentativa de viagem.
Sua partida para a India

Deus tocou o coração do comandante do navio, que permitiu a toda a família de carey seguir viagem sem pagar passagens. Finalmente, em 13 de junho de 1793, a bordo do Princesa Maria, William Carey deixou a Inglaterra para nunca mais voltar, partindo com sua família  para a India, onde em condições dificílimas e de oposição, trabalhou durante 41 anos. No decorrer da viagem aprendeu o suficiente de bengali, e ao desembarcar já conseguia se comunicar com o povo.William Carey não era dotado de inteligência superior e ou qualquer dom que deslumbrasse as pessoas, entretanto, a persistência era uma das marcas de seu caráter, que o  levava a completar tudo aquilo a que se propunha. Nisto residia o segredo do maravilhosos êxito de sua vida. Apesar de não haver recebido instrução em sua mocidade, Carey chegou a ser considerado um dos homens mais eruditos do mundo, no que diz respeito ao idioma sânscrito e outras línguas orientais. Suas gramáticas e dicionário permanecem em uso ainda nos dias de hoje.
Suas Conquistas
 
Dois missionários juntaram-se a William Carey em 1799, William Ward e Joshua Marshman. Juntos eles fundaram 26 igrejas e 126 escolas com 10.000 alunos.Traduziram as Escrituras em 44 línguas, produziram gramáicas e dicionários, organizaram a primeira missão médica na India, criaram seminários, escolas para meninas e um jornal na lingua bengali. Além disso, William Carey foi responsável pela erradicação do costume “sutee”, no qual a viúva era queimada juntamente com o corpo de seu falecido marido numa fogueira. Foi responsável também por vários experimentos agrícolas e fundador da Sociedade de Agricultura e Horticultura na India, em 1820. Criaram uma fábrica de papel e motor a vapor. Traduziram a Bíblia para o sânscrito, bengali, marati, telequ e na lingua dos siques. Em 1800, William Carey fez o batismo do primeiro hindu convertido ao Evangelho.
Calcula-se que Carey tenha traduzido a Bíblia para a terça parte dos habitantes do mundo. Alguns missionários, em 1885, ao apresentarem o Evangelho no Afeganistão, acharam a única versão que esse povo entendia. Era o pushtoo, feita em Sarampore, por Carey.Durante mais de trinta anos, foi professor de línguas orientais no colégio de Fort Williams. Fundou, também o Sarampore College, para preparação de obreiros. Sob sua direção o colégio prosperou, preenchendo um grande vácuo na evangelização do país. Seus esforços inspiraram a fundação de outras missões, dentre elas: a Associação Missionária de Londres, em 1795; a Associação Missionária da Holanda, em 1797; a Associação Missionária Americana, em 1810 e a União Missionária Batista Americana, em 1814.
O adeus da India
Na manhã de 9 de junho de 1834, a India disse adeus ao grande Pai das Missões, e os Céus deram as boas vindas a um servo fiel! William Carey morreu aos 73 anos, respeitado por todo o mundo, como pai de um grande movimento missionário. Quando chegou a India, os ingleses negaram-lhe permissão para desembarcar. Ao morrer, porém, o governo britânico ordenou que em toda a India, as bandeiras fossem içadas a meio mastro em honra de um herói que fizera mais por aquele país do que todos os generais britânicos. Grande foi a contribuição de William Carey para a expansão do Reino de Deus. Grande será o seu galardão.

  Fonte: www.sepoangol.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre esta postagem.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...