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quinta-feira, 3 de março de 2011

OS ATRIBUTOS DE DEUS



A bíblia não procura comprovar que Deus existe. Em vez 
disso, ela declara a sua existência e apresenta numerosos 
atributos seus. Muitos desses atributos são exclusivos d’Ele,
como Deus; outros existem, em parte, no ser humano, pelo 
fato de ter sido criado à imagem de Deus.


ATRIBUTOS EXCLUSIVOS DE DEUS:

Deus é ONIPRESENTE
- Ele está presente em todos os 
lugares a um só tempo. O salmista afirma que, não importa 
para onde formos Deus ali está (Sl. 139:7-12; At. 17:27,28).
Deus observa tudo quanto fazemos.
Deus é ONISCIENTE- Ele sabe todas as coisas


(Sl.139:1-6; 147:5). Ele conhece não somente nosso 


procedimento, mas também nossos próprios pensamentos 


(1 Sm. 16:7;1 Rs.8:39; Sl. 44:21; Jr. 17:9,10). Quando a Bíblia 


fala da presciência de Deus (Is. 42:9; At. 2:23; 1 Pe. 1:2),


significa que Ele conhece com precisão a condição de todas as


coisas e de todos os acontecimentos exequíveis, reais,


possiveis, futuros, passados ou predestinados ( 1 Sm.23:1-13; 


Jr. 38:17-20). A presciência de Deus não subentende

determinismo filosófico. Deus é plenamente soberano para



tomar decisões e alterar seus propósitos no tempo e na 


história, segundo sua própria vontade e sabedoria. Noutras 


palavras, Deus não é limitado à sua própria presciência (ver 


Nm. 14:11-20; 2 Rs. 20:17).

Deus é ONIPOTENTE- Ele é o Todo-Poderoso e detém a 



autoridade total sobre todas as coisas e todas as criaturas (Sl. 


147:13-28; Jr. 32:17; Mt. 19:26; Lc. 1:37). Isso não quer dizer,


jamais, que Deus empregue todo o seu poder e autoridade em


todos os momentos. Por exemplo, Deus tem poder para 


exterminar totalmente o pecado, mas optou por não fazer 


assim até o final da história humana (ver 1 Jo. 5:19). Em 


muitos casos, Deus limita o seu poder, quando o emprega 


através do seu povo (2 Co. 12:7-10); em casos assim, o seu 


poder depende do nosso grau de entrega e de submissão a Ele


(ver Ef. 3:20).

Deus é TRANSCENDENTE- Ele é diferente e 



independente de sua criação (ver Êx. 24:9-18; Is.6:1-3; 


40:12-26; 55:8-9). Seu ser e sua existência são infinitamente 


maiores e mais elevados do que a ordem por Ele criada (1 Rs.


8:27; Is.66:1,2; At. 17: 24,25). Ele subsiste de modo


absolutamente perfeito e puro muito além daquilo que Ele 


criou. Ele mesmo é incriado e existe à parte da criação (ver 1 


Tm. 6:6). A transcedência de Deus não significa, porém, que 


Ele não possa estar entre o seu povo como seu Deus (Lv 


26:11,12; Ez.37:27; 43:7; 2 Co 6:16)

Deus é ETERNO- Ele é de eternidade à eternidade  



(Sl.90:1,2; 102:12; Is. 57:12). Nunca houve nem haverá um 


tempo, nem no passado nem no futuro, em que Deus não 


existisse ou que não existirá; Ele não está limitado pelo tempo


humano (Sl. 90:4; 2 Pe. 3:8), e é, portanto melhor descrito 


como "EU SOU" (Ex. 3:14; Jo. 8:58)

Deus é IMUTÁVEL- Ele é inalterável nos seus atributos, 



nas suas perfeições e nos seus propósitos para a raça humana 


(Nm. 23:19; Sl. 102:26-28; Is. 41:4; Ml. 3:6; Hb 1:11; Tg.1:17). 


Isso não significa, porém, que Deus nunca altere seus 


propósitos temporários ante o proceder humano. Ele pode, 


por exemplo, alterar suas decisões de castigo por causa do 


arrependimento sincero dos pecadores. Além disso, Ele é

livre para atender às necessidades do ser humano e às 



orações de seu povo. Em vários casos a Bíblia fala de Deus 


mudando uma decisão como resultado das orações


perseverantes dos justos (Nm. 14:1-20; Rs. 20:2-6; Is.38:2-6; 


Lc. 18:1-8).

Deus é PERFEITO E SANTO- Ele é absolutamente



perfeito e justo (Lv. 11:44,45; Sl. 85:13; 145:17; Mt. 5:48). 


Adão e Eva foram criados sem pecado (Gn. 1:31)

Deus é TRINO- "Três" pessoas" independentes com idéias 



em comum. As Escrituras Sagradas definem claramente a


pessoa do Pai, Filho e Espírito Santo; e também a obra de 


cada um no tocante a  humanidade. Jesus faz referência ao 


Pai e o Espírito Santo por diversas vezes (Mt. 3:16,17; 24:36; 


Jo. cap 14 e 17).
 


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